Experiência

Roberto Recart fala sobre o início dos trabalhos na pré-temporada do Pelotas

Preparador físico com quase 13 anos de clube abordou vários tópicos do 2023 do Lobo

Foto: Lucas Canez - AI ECP - Profissional concedeu entrevista coletiva na Boca do Lobo

Uma semana depois de iniciar os trabalhos de pré-temporada, o preparador físico Roberto Recart concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (15) na Boca do Lobo, onde fez um balanço sobre o começo das atividades e também projetou a disputa da Divisão de Acesso. A estreia do Lobo será contra o Santa Cruz, nos Plátanos, nos dias 15 ou 16 de abril. 

Recart é um nome histórico do Pelotas. Ele possui anos de experiência dentro do estádio áureo-cerúleo. O preparador físico completará 13 anos trabalhando no clube no mês de outubro. 

Chegada do grupo 

O elenco do Pelotas para disputar a Série A2 ainda está sendo montado. Até o momento 14 nomes foram anunciados e existem alguns atletas em fase de testes. Em relação aos jogadores contratados e que já estão treinando há uma distância física entre, por exemplo, Roger Bastos, que estava atuando no Esportivo, em relação a Xaro, que não joga desde junho. 

“Juntamente com o meu auxiliar, o Thales [Bernasconi] a gente planejou uma pré-temporada para diferentes estágios. Vêm jogadores que vinham atuando, que realizaram pré-temporada, vêm atletas que não realizaram pré-temporada, mas foram jogar estaduais e tiveram atletas de uma longa parada. Dentro destes estágios diferentes estamos sendo muito cautelosos. A gente pode se exceder, ter alguma lesão, mas a gente precisa condicionar eles para estarem à disposição até a estreia”, disse o preparador físico. 

Nesta quinta-feira (16) o volante Germano deve se apresentar e iniciar a pré-temporada junto aos companheiros. O goleiro Pablo chegará no começo da próxima semana. 

Tempo da pré-temporada 

Uma questão que sempre preocupa os clubes brasileiros é o tempo de pré-temporada. Com o calendário apertado, as equipes não conseguem realizar um longo período de preparação para a competição seguinte. No caso do Pelotas, o tempo total será de quase 40 dias. Recart destacou que o importante é saber aproveitar. 

“O período ideal vai ser conforme a gente consiga aproveitar. Se perguntar pra mim, óbvio que vou querer 60 dias, mas a gente vai tentar fazer o nosso melhor neste tempo que a gente tem. Então é aproveitar bem com uma série de amistosos. Aproveitar para caracterizar bem a parte de força dos atletas, todas essas valências físicas estão sendo trabalhadas comigo e com o Thales para a gente entregar o máximo até a estreia contra o Santa Cruz”. 

Amistosos 

Durante a preparação para a Copa Tarciso Flecha Negra, o Pelotas não conseguiu realizar amistosos. Fato lamentado pela comissão técnica à época. Desta vez, Recart afirma que o plano é disputar jogos preparatórios e que acha necessário para a evolução física do grupo. 

“O jogo te condiciona muito. Ele ajuda a condicionar e avaliar algumas coisas tanto da parte técnica e tática com os professores Leocir [Dall’Astra] e Felipe [Müller], e tanto na nossa parte. A gente consegue avaliar e potencializar o que deve ser melhorado. Alguns atletas vão ser velocidade, outros força, outros resistência, e a gente consegue trabalhar individualmente. Eu sempre sou muito a favor de jogar amistosos”, diz. 

Até o momento o clube ainda não oficializou amistosos ou jogos-treinos preparatórios para a Divisão de Acesso. 

Divisão de Acesso 

Outro assunto abordado por Recart é a competição. Para o preparador físico, mais uma vez ela será equilibrada. Ele ressalta a importância de ter atenção durante todo o tempo. “Jogos muito difíceis, que são todos decididos no detalhe, a favor ou contra. […] Um minuto de desatenção pode custar os três pontos. Vai ser uma competição muito acirrada, muito no detalhe, brigada. A gente acredita no trabalho, no grupo de jogadores e na permanência do Leocir”. 

Jogos apenas aos fins de semana 

Uma novidade para esse ano é que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou a tabela da Divisão de Acesso com jogos apenas aos fins de semana, dando a semana livre de trabalho para os clubes. Fato comemorado por Recart. 

“É o ideal. Nosso calendário tem muitos jogos, mas a gente conseguindo trabalhar de domingo a domingo a gente consegue dar um descanso para os atletas e trabalhar, potencializar aquilo que a gente acha necessário. O professor mesmo consegue colocar as ideias dele em ação, consegue implantar aquilo que acha ideal de modelo de jogo. Já no jogo quarta e domingo é impossível”, ressalta o preparador físico do Lobo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente afirma que Brasil deve receber em breve as duas últimas cotas da CBF Anterior

Presidente afirma que Brasil deve receber em breve as duas últimas cotas da CBF

Etapa Diário Popular da Liga Feminina de Padel movimenta o fim de semana Próximo

Etapa Diário Popular da Liga Feminina de Padel movimenta o fim de semana

Deixe seu comentário